Em fórum econômico realizado em Angola Lula anuncia decisão de reforçar relação com a África

Em fórum econômico realizado em Angola Lula anuncia decisão de reforçar relação com a África

Em fórum econômico realizado em Angola Lula anuncia decisão de reforçar relação com a África. “Vamos voltar a fazer financiamento para os países africanos”, disse o presidente.

O presidente Lula anunciou nesta sexta-feira (25), a volta do Brasil ao continente africano, durante o Fórum Econômico organizado pela ApexBrasil em Luanda, capital angolana. “Nós voltamos pra valer. Vamos voltar a fazer financiamento para os países africanos”, disse. Agências de promoção de exportações dos dois países acreditam que a retomada da parceria vai assegurar bons negócios para ambas as nações. Angola é a porta de entrada para o país e o Brasil, a janela da África para o Mercosul

O Brasil está retomando sua parceria estratégica com Angola e o continente africano em busca de bons negócios e oportunidades de desenvolvimento para todos. O presidente Luiz fez um apelo a empresários brasileiros e angolanos para que aprofundem as relações comerciais entre os dois países para melhorar a vida dos povos que vivem nos dois lados do Atlântico.

“Voltamos à África para dizer aos empresários brasileiros e aos angolanos que voltamos pra valer. Vamos voltar a fazer financiamento para os países africanos”, disse. “Vamos voltar a fazer investimento para Angola, que é um bom pagador das coisas que o Brasil investiu aqui. Angola sempre foi um país que nos deu certeza que cada dólar investido aqui seria ressarcido e assim o fez”.

Para uma plateia de 500 empresários de diversos setores da economia brasileira e angolana, que participaram do Fórum Econômico Angola Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Luanda, Lula disse que as duas nações têm muito a ganhar com a parceria. “Queremos que os empresários sejam alavanca para que a gente possa criar novos empregos”, declarou. Lula arrancou aplausos entusiasmados da audiência.

O presidente de Angola, João Lourenço, ofereceu o país como porta de entrada do Brasil na região austral e central do continente africano, e quer que o país sul-americano seja a porta para Angola entrar na região do Mercosul. “Hoje assinamos alguns instrumentos jurídicos de cooperação que vão tornar possível concretizarmos os programas e projetos que temos em comum”,  declarou Lourenço, que chamou Lula de “irmão” do povo angolano. “Angola é feliz agora, meses após a investidura do presidente Lula ao ser o primeiro país africano a receber uma visita do presidente do Brasil”, declarou.

“Vamos reforçar os nossos laços de cooperação, queremos desenvolver os domínios da agropecuária, da educação, saúde, turismo e outros que são importantes para ambas as nações, queremos ver o investimento brasileiro em Angola, mas também queremos ver investimento angolano no Brasil”, arrematou Lourenço.

Lula elogiou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, por organizar o Fórum Econômico junto com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX). Disse que o evento é essencial para a retomada de um novo ambiente de negócios que possa ampliar a relação entre os dois países. “Eventos como este é preciso a gente fazer muitas vezes, muitas vezes, porque as oportunidades não surgem todo dia. A gente tem que procurá-las. Vocês que são empresários, que são investidores, são empreendedores, sabem disso”, declarou.

O Fórum Econômico Angola-Brasil reuniu mais de 160 executivos brasileiros dos setores de alimentos, produtos farmacêuticos, aviação e máquinas agrícolas e cerca de 300 empresários angolanos. O evento tratou dos desafios e oportunidades de negócios nas áreas de segurança alimentar e agricultura, transição energética, infraestrutura, mineração, saúde, educação e desenvolvimento humano.

Segundo Jorge Viana, Lula retoma as relações entre as duas nações e isso vai permitir mais investimentos e negócios. “A diplomacia presidencial é imprescindível, é ela que faz com que as coisas aconteçam e o Brasil, lamentavelmente, estava há alguns anos sem essa diplomacia e sem a presença do chefe de Estado vindo aqui, abraçando, defendendo os interesses do nosso país, mas defendendo os interesses do país irmão como é o caso de Angola, para que as coisas aconteçam. É isso que Lula veio fazer aqui”, disse.

O presidente da AIPEX, Lello Francisco, acredita que o momento é oportuno e abre-se agora um novo patamar na histórica relação entre as duas nações. “Este fórum é para nós, sem dúvida, uma plataforma que vai permitir a troca de experiências entre o empresariado dos dois países, desenvolver sinergias, para a captação de negócios”, destacou. Para Francisco, o evento contribui para que as empresas brasileiras aprofundem o conhecimento do mercado angolano e num futuro muito próximo invistam nas potencialidades da economia angolana.

Angola apresenta grandes potencialidades para o Brasil. O país tem uma população de 35,6 milhões de habitantes e um PIB de US$ 125,7 bilhões. O comércio exterior representa cerca de 50% do PIB de Angola. O país é membro de dois blocos comerciais:  a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, no acrônimo em inglês) e o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA, em inglês). Os dois blocos conferem acesso preferencial ao mercado angolano para 27 país africanos, que somaram 4% de market share em 2021 – grande parte, pela África do Sul.

Angola também ratificou o Acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA, em inglês). Embora esteja em vigor para 46 países da União Africana, até abril de 2023, o acordo não possui um regime de livre comércio plenamente implementado. Mas essa zona de livre comércio continental africana reúne um mercado de 1,3 bilhão de pessoas e um PIB de US$ 3,4 trilhões de dólares. Portanto a África, que é o berço da humanidade, também é estratégica para o futuro da economia mundial.

Em fórum econômico realizado em Angola Lula anuncia decisão de reforçar relação com a África

Fonte: Brasil247

 

Por favor, siga-nos, curta-nos e compartilhe:
Veja Mais

Postagens Relacionadas

Perder Peso Sem Passar Fome: Dicas e Receitas Deliciosas para uma Jornada Saudável

Perder Peso Sem Passar Fome: Dicas e Receitas Deliciosas para uma Jornada Saudável

Emagrecer nem sempre é sinônimo de sofrimento e fome constante. É possível alcançar seus objetivos de forma saudável e prazerosa, comendo com inteligência e fazendo escolhas nutritivas. Neste guia completo,

O Casamento Perfeito: Uma Jornada de Amor e Felicidade

O Casamento Perfeito: Uma Jornada de Amor e Felicidade

Um Sonho Idealizado Desde a tenra infância, o sonho do casamento perfeito floresce no coração de muitos. Imaginamos um dia mágico, repleto de amor, alegria e emoções compartilhadas com aqueles

OlyShop: Decore sua casa com arte digital de alta resolução e exclusividade!

OlyShop: Decore sua casa com arte digital de alta resolução e exclusividade!

O mundo da decoração está em constante evolução, e a busca por soluções inovadoras e personalizadas para ambientes cada vez mais comuns. A OlyShop surge neste cenário como uma plataforma

Polícia Federal deflagra 26ª fase da Operação Lesa Pátria

Polícia Federal deflagra 26ª fase da Operação Lesa Pátria

Investigados têm bens indisponíveis   A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (16) a 26ª fase da Operação Lesa Pátria. A meta é identificar pessoas que financiaram, fomentaram e promoveram

Mães: Celebrando o Amor Incondicional no Dia Mais Especial do Ano

Mães: Celebrando o Amor Incondicional no Dia Mais Especial do Ano

Um tributo à força, dedicação e amor incondicional das mães. Mães: Celebrando o Amor Incondicional no Dia Mais Especial do Ano O segundo domingo de maio se aproxima, e com

Dicas de Abordagem Inicial para Vender pelo WhatsApp

Dicas de Abordagem Inicial para Vender pelo WhatsApp

Dicas de Abordagem Inicial para Vender pelo WhatsApp Bem-vindo ao blog, onde compartilhamos dicas valiosas para ajudá-lo a impulsionar suas vendas pelo WhatsApp! Se você está buscando maneiras de iniciar

Comente o que achou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste blog? Por favor, divulgue :)