É preciso esforço para proteger, nutrir e crescer um casamento. Entre horários de trabalho, filhos e outras obrigações, às vezes pode parecer impossível manter essa parceria. Quando surgem problemas, alguns casais acham que é mais saudável se divorciar e seguir caminhos separados. Para outros, é uma escolha melhor trabalhar no relacionamento. Se você quiser ficar com seu parceiro e evitar o divórcio, existem medidas proativas que você pode tomar.
Após o divórcio, o casal geralmente experimenta efeitos, incluindo diminuição dos níveis de felicidade, mudança na situação econômica e problemas emocionais . Os efeitos sobre as crianças incluem problemas acadêmicos, comportamentais e psicológicos. O divórcio tem sido citado como um dos fatores de risco para transtornos de saúde mental e efeitos adversos no bem-estar mental.
Brincar com a ideia de que você pode estar melhor fora do casamento pode colocar uma grande pressão em seu relacionamento – mesmo que você nunca expresse esses pensamentos. Na verdade, o pensamento por si só pode causar uma grande quebra em sua motivação para tentar melhorar seu casamento.
Para combater o risco para o seu relacionamento, decida com antecedência que o divórcio não é uma opção . Assumir o compromisso o ajudará a se concentrar em fortalecer sua parceria, em vez de pensar em como seria a vida fora do casamento.